AMB Lab promove 3ª fase do I Ciclo de Ideação & Prototipação

AMB Lab promove 3ª fase do I Ciclo de Ideação & Prototipação

O Laboratório de Inovação e Inteligência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB Lab) abriu o prazo de inscrições para mais uma etapa do I Ciclo de Ideação & Prototipação. A próxima temática é Mediação e Conciliação e os interessados têm até o dia 30 de setembro para realizar a inscrição.

O grupo debaterá sobre a seguinte situação problema: garantia de acesso e acessibilidade aos meios tecnológicos autocompositivos. “A respeito da Mediação e Conciliação faremos uma análise humanizada  com vistas à eficiência, assim como ocorreu com os temas anteriores. Os métodos alternativos de solução de conflitos há muito deixaram de ser uma tendência, são uma realidade no mundo e não é diferente no Sistema de Justiça brasileiro. A essência por si só de substituir a judicialização pelo acordo já representa uma mudança na maneira de lidar e solucionar os conflitos. Nas nossas sessões, queremos aprimorar o olhar diferenciado”, explicou o diretor do AMB Lab, Ângelo Vettorazzi.

Após o encerramento do período de inscrições, os organizadores selecionarão os participantes com base nos seguintes critérios: pertinência entre área de atuação e assunto da sessão, igualdade de gênero, segmento da Justiça, região geográfica e participação anterior. Os escolhidos serão informados por e-mail.

O I Ciclo de Ideação &  Prototipação conta com participações especiais. Para definição da situação problema contou com o apoio e colaboração do Fórum Nacional de Medição e Conciliação (FONAMEC). O AMB Lab firmou cooperação com o  Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo ( iJuspLab). Na prática, há a disponibilização de laboratoristas do tribunal para atuar em conjunto com a equipe do AMB Lab, de forma a aprimorar as atividades.

O evento começou em agosto com a abordagem da “Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”. Neste mês, os inscritos na segunda etapa participarão das sessões sobre Juizados Especiais Cíveis – dias 17 e 24 de setembro. O objetivo é promover uma oportunidade de construção conjunta de soluções voltadas à melhoria de vida das pessoas e ao aprimoramento do serviço judiciário, para que este se torne ainda mais humanizado e eficiente.

Ao final das abordagens, os resultados dos trabalhos serão encaminhados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a título de contribuição da magistratura nacional para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.

Serviço:
I Ciclo de Ideação & Prototipação
Temática: Mediação e Conciliação
Atividades: 22 e 29 de outubro
Inscrições: até 30 de setembro

Acesse o Edital. Clique aqui e faça sua inscrição.

Informações: lab@amb.com.br