Nova gestão do AMB Lab busca parcerias para solucionar problemas no Poder Judiciário por meio da tecnologia e inovação

Nova gestão do AMB Lab busca parcerias para solucionar problemas no Poder Judiciário por meio da tecnologia e inovação

“A inovação está em todos os ramos da sociedade. Precisamos ouvi-los, compreendê-los e captar o que eles têm de melhor”, afirmou o Diretor do AMB Lab, Max Nunes

Aliar a teoria à prática nas pautas de inovação e tecnologia dentro do Poder Judiciário sempre foi uma missão do Laboratório de Inovação e Inteligência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A nova gestão do órgão buscará fortalecer essa troca de ideias entre laboratórios de inovação, start-ups e a sociedade para buscar soluções para os principais problemas enfrentados nos Tribunais.

Na primeira reunião de alinhamento de estratégias na nova gestão, definiu-se que o órgão atuará como um hub de captação de ideias de novas tecnologias e produtos inovadores, não só dentro do Poder Judiciário, mas também no ambiente externo. De acordo com o Diretor do AMB Lab, Max Nunes, o conhecimento gerado nos laboratórios dos próprios Tribunais e do Conselho Nacional de Justiça, muitas vezes, não se comunicam.

“Nós faremos essa articulação em rede. A inovação está em todos os ramos da sociedade, os quais precisamos ouvi-los, compreendê-los e captar o que eles têm de melhor”, disse.

Cursos de inovação da ENM

Outra pauta debatida durante a reunião foi a inclusão no rol de cursos da Escola Nacional da Magistratura (ENM), certificações que tratam de temas latentes do uso da tecnologia no Poder Judiciário. A Coordenadora-Executiva da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Marcela Bocayuva, destacou que, em pesquisa realizada com os associados e associadas à AMB, os magistrados externalizaram o desejo de se especializar em temas de inovação e direito digital. “Teremos uma parceria de muito sucesso”, afirmou.

Também participaram da reunião a Vice-Presidente Administrativa da AMB, Julianne Freire Marques e o Secretário Marcel Ferreira dos Santos.

Laura Beal Bordin (Ascom AMB)